Gestão Estratégica

  • Gestão Estratégica
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Estratégica
  • Gestão Estratégica
Gestão Estratégica
Ref.: 978-85-66967-11-1
R$ 30,00


Gestão Estratégica: uma visão multidisciplinar

Organizadores:
Mariza Fernandes Oliveira Envall
Patricia Harter Sampaio
Paulo Henrique Corrêa Brum

ISBN: 978-85-66967-11-1

Ficha técnica

Lançamento 2015
Título original Gestão Estratégica
   
Formato 14 x 21
Número de páginas 252
Peso 270 g
Acabamento Brochura
ISBN 978-85-66967-11-1
EAN 978-85-66967-11-1
Preço R$ 30,00

Ficha técnica e-book

eISBN  
Preço  

Conteúdos especiais

 
Capa em alta resolução (.png)
Capa web (.jpg)

Leia um trecho do livro

Introdução

Foi com grande honra e emoção que aceitei o convite para prefaciar a presente coletânea organizada por alunos egressos e de professores do Programa de Pós-graduação em Gestão Estratégica de Organizações (PPGGEO), Mestrado Profissional da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus de Santo Ângelo, RS, Brasil.
A mudança nos ambientes de negócios tem sido significativa e persistente nas últimas décadas. O ritmo veloz com que novas técnicas de gestão são difundidas faz com que as oportunidades se tornem logo obsoletas, alterando o padrão de competitividade das empresas e tornando a função do gestor mais complexa e desafiadora. Nesse cenário, estudos e pesquisas como as apresentadas aqui cumprem o papel de auxiliar no entendimento das dimensões locais dos respectivos fenômenos globais, por meio da análise do impacto dessas variáveis no dia a dia de empreendimentos inseridos na realidade de regiões urbanas e rurais.
Os textos da presente coletânea refletem com expressiva ênfase essa contextualização, na medida em que sete dos doze trabalhos são estudos de caso. A multiplicidade de enfoques sobre um mundo real em transformação é outra característica importante do Livro. Do empreendedorismo rural e urbano ao planejamento estratégico empresarial, passando por aplicações recentes em searas da gestão de pessoas, da gestão de cooperativas e do desenvolvimento local, muito se tem a apreciar nas incursões teórico-empíricas nas quais embrenham os autores.
O empreendedorismo é discutido sob dois enfoques. Em um, é avaliada a perspectiva neoendógena do desenvolvimento na agricultura familiar; em outro, é analisada a possibilidade de conversão da pecuária convencional em orgânica.
A gestão de pessoas é significativamente representada em cinco capítulos, nas suas aplicações e inter-relações com a gestão do conhecimento; com a condução de equipes bancárias de alta performance; com o comprometimento organizacional; com a avaliação por competências; e com o comportamento cultural e os estilos de liderança.
Por seu turno, a gestão de cooperativas é contemplada em dois estudos. No ramo de transporte rodoviário de cargas, o enfoque central visa o desenvolvimento organizacional; e no campo agrícola misto, a preocupação maior é com o desenvolvimento local.
Ainda, há que ressaltar a importância dos capítulos sobre o planejamento estratégico na gestão de micros e pequenas empresas; sobre o planejamento orçamentário para microempresas optantes pelo Simples nacional; e sobre a revitalização de espaço comercial a céu aberto.
Os artigos, todos inéditos, representam diferentes momentos nos percursos de formação e de prática de ensino e pesquisa, trilhados pelos autores, pois cada um deles requer um esforço de conhecimentos relacionados aos condicionantes e ao affaire de cada atividade.
O objetivo desta sucinta apresentação é evidenciar o mérito da coletânea, a ser explorada por você, leitor. Para este prefaciador a importância da obra transcende o seu conteúdo, haja vista que o Programa está vivenciando um dos momentos mais intensos, desde a primeira aula inaugural, em agosto de 2011.
A boa qualidade da coletânea é função, em boa parte, do consistente embasamento subjacente consignado em outros artigos já publicados na Revista GESTO, periódico semestral vinculado ao Programa, os quais favoreceram sobremaneira a sua classificação como Qualis B4 (Capes), em meados do corrente.
Além disso, a atuação dos nossos egressos tem sido deveras promissora. Dentre os autores integrantes da coletânea em tela, sete iniciaram atividades no magistério superior, três melhoraram suas posições em cargos de gerência em instituições bancárias e outros três, em outros cargos, em diferentes empresas. Dois, iniciaram o doutoramento e seis se encontram em processo de ingresso.
Por tudo isso, parabenizo a comunidade do Programa, por intermédio do expressivo grupo de Mestres, que agora publica seu primeiro Livro.
 
A todos um grande abraço e uma boa leitura.
 
João Serafim Tusi da Silveira
        Coordenador do PPGGEO
         Editor da Revista GESTO


 

Confira Também

  1. Nenhum produto disponível.
Gestão Estratégica
Rated 5/5 based on 17 customer reviews
Ficha técnica Lançamento 10/06/2019 Título original Das Seelenleben der Tiere Tradução