CAVALO DE FERRO ROMANCE DOCUMENTÁRIO “Cavalo de ferro é um potro acima de seu poder, que mesmo um homem gaúcho não doma. O bem querer, no entanto, prende o homem. Às vezes por um tempo que ultrapassa a existência.” Assim é o conteúdo do Ebook “ Cavalo de Ferro” um Romance documentário de Ricardo P. Duarte
Em Nirvana, o leitor encontrará 400 contos e microcontos que falam sobre a vida e a morte, abordando os mais variados aspectos, desde a infância até o mundo do trabalho e os relacionamentos.O livro apresenta histórias que retratam a realidade ora com humor, ora com sarcasmo, sempre com um olhar bastante crítico.
Ficha técnica Lançamento 2019 Título original Saberes Construídos Tradução Formato 14 x 21 x 1,5 cm Número de páginas 112 Peso 170 g Acabamento Brochura ISBN 978-85-66967-74-6 EAN 978-85-66967-74-6 Preço R$ 40,00 Ficha técnica e-book eISBN Preço Conteúdos especiais Capa em alta resolução (.png) Capa web (.jpg) Leia um trecho do livro Introdução No Brasil, a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino ainda está sendo implementada, apesar de constar na legislação brasileira desde a redemocratização do Brasil, quando as leis foram alteradas, e outorgada a nova Constituição Federal de 1988, onde podemos observar que os objetivos fundamentais partem do princípio da inclusão, em seu Art. 3º podemos destacar o item III que aponta a redução das desigualdades sociais e o item V que destaca a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.(BRASIL,1988). Este avanço na legislação garantiu o direito das pessoas com deficiência, tratando-as com igualdade. Nessa perspectiva, após quase vinte anos, várias outras leis, decretos e emendas foram criadas para favorecer o processo de inclusão na rede de ensino. O processo de educação inclusiva vigente é complexo e caminha lentamente, pois incluir o aluno com deficiência vai muito além de inseri-lo na sala de aula regular, várias diretrizes precisam ser encaminhadas para se obter um resultado satisfatório: como acessibilidade, formação de professores e funcionários, disponibilidade de recursos pedagógicos, mudança da mentalidade cultural da comunidade escolar e da sociedade. Esta obra apresenta-se como um instrumento indispensável ao profissional da Educação que necessita qualificar as suas práticas no contexto do Ensino Inclusivo. O livro traz um Guia de Boas Práticas, baseado em vivências e saberes adquiridos por professores que ensinam em sala de aula regular, alunos com deficiência e sem deficiência, no mesmo grupo. O Guia aborda aspectos diversos do processo inclusivo que precisam ser refletidos por professores, supervisão pedagógica e coordenação escolar. Traz consigo orientações norteadoras deste processo que abre campo para novas discussões sobre o tema. Mara Aparecida de Miranda Batista Dias Sobre o autor Com apenas três meses de idade, sua família mudou-se para a cidade de São Borja-RS, assim, considera-se samborgense de coração e alma. Descendente de uma família de origem humilde, estudou o 1º grau, nomenclatura da época, em escolas públicas. Foi contemplada com uma bolsa de estudos para cursar o 2º Grau no Magistério do Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Borja- RS. Uruguaiana é a cidade que a acolheu desde o início de sua formação acadêmica, na qual criou laços e constituiu família. Teve sua primeira formação superior na licenciatura de Estudos Sociais-1998- e após na licenciatura de História-2004- ambas cursadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- Campus Uruguaiana. Em 2014 entrou no Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão no Centro Universitário Metodista, IPA-Porto Alegre, realizando a pesquisa de campo nas escolas da rede pública estadual de Uruguaiana, recebendo o título de Mestre em 2017. Neste ano de 2019 cursou uma especialização lato sensu em atendimento escolar especializado na Faculdade de Educação São Luís. Sua atuação profissional na Educação iniciou em 2003, quando foi nomeada pela rede Estadual de Educação do RS, onde exerce a função de professora do Curso Normal do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls. No ano de 2010 ingressou para a rede privada no Colégio Metodista União, para lecionar na área das Ciências Humanas. As vivências em sala de aula e o conhecimento adquirido tacitamente foram a motivação para desenvolver a pesquisa e novos saberes, neste contexto participa do grupo de Pesquisa –“Comciência”- da Universidade Federal do Pampa – Unipampa/Uruguaiana-RS
Sim, sou eu mesmo: o idiota.Aliás, todos nós somos idiotas.Eventualmente, acidentalmente, por um curto período, por opção pessoal ou coletiva, por birra ou teimosia (estes são os piores), ou por um total desconhecimento do próprio comportamento.
Figuras do Campo e da Cidade Velha apresenta personagens pitorescos da cena urbana e rural na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.Porque assim se faz justiça à existência de pessoas muitas vezes desaparecidas no horizonte dos tempos, de quem não sobrariam recordações senão pela leitura destas pretenciosas anedotas.Graciosas, mas respeitosas."Cada um dos personagens ajudou a construir o substrato social onde fui criado e, portanto, construiu minha própria personalidade."Ricardo P. Duarte
Tão impactante como a imagem de capa deste livro é o seu conteúdo.Nele Ricardo P. Duarte “disseca” o ser humano, revelando suas verdades mais íntimas nos mais variados assuntos, para acusar as hipocrisias e/ou equívocos a que a sociedade coloca diante das pessoas no ambiente familiar, comunitário ou do trabalho, e mesmo político.Motivado por um tempo de afastamento do seu grupo familiar surgiu esta obra, onde o espírito de solidariedade do autor com quem sofre ou sofreu a necessidade de reavaliar sua existência, apresenta as “revelações” que pensou encontrar para os seus próprios questionamentos mais íntimos, para auxiliar seus semelhantes a analisar, compreender e defenderem-se das agressões sutis ou diretas daqueles com quem tenha de conviver.
Considerações par Melhoramento em Bovinos de Corte A 3ª Edição desta obra tem o apoio do Núcleo Fronteira Oeste de Hereford e Braford em Uruguaiana RS - Brasil. Laboratório de ideias e fórum de discussão das tendências genéticas para seleção bovina.
“Si vis pacen” é um posicionamento do autor a induzir correções no pensamento e no comportamento da sociedade, mostrando que há poucos caminhos alternativos para as pessoas de bem.
Coletânea de poemas, ''O voo do Tajã” são entremeados de espera e reencontro, temas que recorrem na exata medida para dar unidade a um livro único, que veio para ficar.''Jaime Vaz Brasil
Visão sociológica e humanista da história da povoação da Bacia do Rio da Prata.Análise da formação econômica, cultural e psicológica do homem que a caracteriza.Sob o enfoque da cultura greco-romana.
Ficha técnica Lançamento 2019 Título original Saberes construídos Formato 14 x 21 x 1,5 cm Número de páginas 112 Peso 270 g Acabamento Brochura ISBN 978-85-66967-74-6 EAN 978-85-66967-74-6 Preço R$ 40,00 Ficha técnica e-book eISBN Preço Conteúdos especiais Capa em alta resolução (.png) Capa web (.jpg) Leia um trecho do livro Introdução Esta obra apresenta-se como um instrumento indispensável ao profissional da Educação que necessita qualificar as suas práticas no contexto do Ensino Inclusivo. O livro traz um Guia de Boas Práticas, baseado em vivências e saberes adquiridos por professores que ensinam em sala de aula regular, alunos com deficiência e sem deficiência, no mesmo grupo. O Guia aborda aspectos diversos do processo inclusivo que precisam ser refletidos por professores, supervisão pedagógica e coordenação escolar. Traz consigo orientações norteadoras deste processo que abre campo para novas discussões sobre o tema. No Brasil, a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino ainda está sendo implementada, apesar de constar na legislação brasileira desde a redemocratização do Brasil, quando as leis foram alteradas, e outorgada a nova Constituição Federal de 1988, onde podemos observar que os objetivos fundamentais partem do princípio da inclusão, em seu Art. 3º podemos destacar o item III que aponta a redução das desigualdades sociais e o item V que destaca a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.(BRASIL,1988). Este avanço na legislação garantiu o direito das pessoas com deficiência, tratando-as com igualdade. Nessa perspectiva, após quase vinte anos, várias outras leis, decretos e emendas foram criadas para favorecer o processo de inclusão na rede de ensino. O processo de educação inclusiva vigente é complexo e caminha lentamente, pois incluir o aluno com deficiência vai muito além de inseri-lo na sala de aula regular, várias diretrizes precisam ser encaminhadas para se obter um resultado satisfatório: como acessibilidade, formação de professores e funcionários, disponibilidade de recursos pedagógicos, mudança da mentalidade cultural da comunidade escolar e da sociedade. Mara Aparecida de Miranda Batista Dias Sobre o autor Com apenas três meses de idade, sua família mudou-se para a cidade de São Borja-RS, assim, considera-se samborgense de coração e alma. Descendente de uma família de origem humilde, estudou o 1º grau, nomenclatura da época, em escolas públicas. Foi contemplada com uma bolsa de estudos para cursar o 2º Grau no Magistério do Colégio Sagrado Coração de Jesus - São Borja- RS. Uruguaiana é a cidade que a acolheu desde o início de sua formação acadêmica, na qual criou laços e constituiu família. Teve sua primeira formação superior na licenciatura de Estudos Sociais-1998- e após na licenciatura de História-2004- ambas cursadas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul- Campus Uruguaiana. Em 2014 entrou no Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão no Centro Universitário Metodista, IPA-Porto Alegre, realizando a pesquisa de campo nas escolas da rede pública estadual de Uruguaiana, recebendo o título de Mestre em 2017. Neste ano de 2019 cursou uma especialização lato sensu em atendimento escolar especializado na Faculdade de Educação São Luís. Sua atuação profissional na Educação iniciou em 2003, quando foi nomeada pela rede Estadual de Educação do RS, onde exerce a função de professora do Curso Normal do Instituto Estadual Elisa Ferrari Valls. No ano de 2010 ingressou para a rede privada no Colégio Metodista União, para lecionar na área das Ciências Humanas. As vivências em sala de aula e o conhecimento adquirido tacitamente foram a motivação para desenvolver a pesquisa e novos saberes, neste contexto participa do grupo de Pesquisa –“Comciência”- da Universidade Federal do Pampa – Unipampa/Uruguaiana-RS