Leia um trecho do livro
Introdução
No Brasil, a inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino ainda está sendo implementada, apesar de constar na legislação brasileira desde a redemocratização do Brasil, quando as leis foram alteradas, e outorgada a nova Constituição Federal de 1988, onde podemos observar que os objetivos fundamentais partem do princípio da inclusão, em seu Art. 3º podemos destacar o item III que aponta a redução das desigualdades sociais e o item V que destaca a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.(BRASIL,1988). Este avanço na legislação garantiu o direito das pessoas com deficiência, tratando-as com igualdade.
Nessa perspectiva, após quase vinte anos, várias outras leis, decretos e emendas foram criadas para favorecer o processo de inclusão na rede de ensino. O processo de educação inclusiva vigente é complexo e caminha lentamente, pois incluir o aluno com deficiência vai muito além de inseri-lo na sala de aula regular, várias diretrizes precisam ser encaminhadas para se obter um resultado satisfatório: como acessibilidade, formação de professores e funcionários, disponibilidade de recursos pedagógicos, mudança da mentalidade cultural da comunidade escolar e da sociedade.
Esta obra apresenta-se como um instrumento indispensável ao profissional da Educação que necessita qualificar as suas práticas no contexto do Ensino Inclusivo.
O livro traz um Guia de Boas Práticas, baseado em vivências e saberes adquiridos por professores que ensinam em sala de aula regular, alunos com deficiência e sem deficiência, no mesmo grupo.
O Guia aborda aspectos diversos do processo inclusivo que precisam ser refletidos por professores, supervisão pedagógica e coordenação escolar.
Traz consigo orientações norteadoras deste processo que abre campo para novas discussões sobre o tema.