A narrativa do conto de Eleonora Medeiros e as belas ilustrações de Camilo Martins, convidam a descobrir os segredos e encantos deste livro, que revelam a palavra e as histórias como os maiores tesouros de um povo.
Bandele, bate o tambor contando a trajetória de sua aldeia.
Ele pede ajuda para os espíritos que moram no grande baobá e protegem todas as histórias do mundo.
“Bandele, o menino nascido longe de casa” é inspirado nos sons etons da mãe África.
Eleonora Medeiros
Sobre o autor
Eleonora Medeiros, nasceu em Alegrete, atualmente mora em Uruguaiana, fronteira do Brasil com a Argentina. Desde os 13 anos, escreve suas histórias em diários e cadernos de rabiscos. Cursou Pedagogia pela URCAMP, Curso de Criação em Dramaturgia - Escrita para Teatro - pela TEPA e vários cursos de Escrita Criativa. Possui cinco publicações ( Luzia A Gatinha Pretinha, Uma Colcha para Cobrir o mundo, A Princesa Escabelada e o Galante Vendedor de Pentes, Bandele, Um Livro Fascinante) pela Editora ViaPampa. Realiza Espetáculos Literários em Escolas e Feiras de Livros. Possui um Projeto Social chamado Mar de Livros, onde oferece uma biblioteca de grande qualidade literária para comunidades de difícil acesso ao livro. Ministra oficinas sobre a arte de contar histórias, para pessoas interessadas a perpetuar a tradição milenar de encantar com as palavras.
Influenciaram a escritora Eleonora Medeiros, as leituras que fez de celebres escritores como Fanny Abromovich, Ítalo Calvino, Regina Machado, Marina Colassanti e muitos outros mestres da palavra. A intimidade da escritora com os processos de narrativa, seu profundo respeito pelo leitor e a certeza da infância eterna dentro de todos os seres humanos, que é despertada pela boa narrativa, levaram Eleonora a criar suas belas histórias.